We have limited Portuguese content available. View Portuguese content.

O que buscam os trabalhadores das faixas etárias mais altas

Pesquisa global da Bain com 40 mil entrevistados em 19 países mostra que os trabalhadores estão repensando seu tempo de trabalho e aposentadoria

• agosto 22, 2023

O que buscam os trabalhadores das faixas etárias mais altas

São Paulo, 22 de agosto de 2023 - À medida que envelhecem, as pessoas procuram atuar em atividades que consideram interessantes e que ofereçam flexibilidade. Muitos têm como objetivo aprimorar seus conhecimentos e outros buscam funções nas quais é possível causar um impacto positivo na sociedade. A maior parte também busca retorno financeiro, mas esse ponto tem mais relevância para as faixas etárias mais baixas. Esses são alguns dos insights trazidos por uma pesquisa realizada pela Bain & Company com 40 mil pessoas, em 19 países.

OlderWorkers_1.png

Alfredo Pinto, Head Office da Bain para América do Sul, comenta que formar uma equipe diversa no quesito de idade traz diversas vantagens para as organizações. “Pesquisas da Bain indicam que colaboradores das faixas etárias mais altas tendem a apresentar maior lealdade às companhias nas quais atuam e demonstram maior satisfação com sua vida e o trabalho. Eles têm maior probabilidade de recomendar a companhia onde trabalham e menor chance de deixar a empresa em busca de outro emprego. Além disso, esses trabalhadores também relataram maior satisfação com sua vida e com o trabalho, indicadores que estão relacionados a uma maior produtividade,” explica o executivo.

OlderWorkers_2.png

OlderWorkers_3.png

Dessa forma, atrair e reter esses trabalhadores se torna ainda mais valioso. Veja os três pontos que a Bain identificou para alcançar esses profissionais.

1. Entender sua motivação. Antes dos 60 anos, o trabalhador médio nos mercados desenvolvidos é motivado principalmente por uma boa remuneração. Por volta dos 60, há um ponto de inflexão. O trabalho interessante se torna o principal atributo do trabalho, e tanto a autonomia quanto a flexibilidade aumentam significativamente em importância.

2. Requalificar para os próximos 10 anos. Entre os colaboradores com idades entre 55 e 64 anos, 22% dizem que precisam de mais habilidades tecnológicas. Para que eles ganhem essa qualificação, as empresas precisam criar programas que atraiam essa parcela de profissionais que buscam por um trabalho interessante, incentivando seus gestores a motivar a participação de todas as faixas etárias.

3. Respeitar seus pontos fortes e permitir que atuem naquilo que fazem melhor, dando espaço para que orientem os mais novos. Trazer para o local de trabalho os benefícios únicos de trabalhadores mais experientes pode fortalecer a cultura corporativa para todos.

Infelizmente, para profissionais e empresas, a discriminação no trabalho relacionada à idade é generalizada. Diante do envelhecimento da população, as empresas que investem no recrutamento, na requalificação e no respeito pelos pontos fortes dos trabalhadores das faixas etárias mais altas vão se beneficiar, tanto para resolver parte de seu problema de falta de talentos, como também terão à disposição uma força de trabalho mais produtiva, mais equilibrada, mais diversificada e mais leal do que a que existe hoje.

Sobre a Bain & Company

Somos uma consultoria global que auxilia empresas e organizações a promover mudanças que definam o futuro dos negócios. Com 65 escritórios em 40 países, trabalhamos em conjunto com nossos clientes como um único time, com o propósito compartilhado de obter resultados extraordinários, superar a concorrência e redefinir indústrias. Em 2022, a Bain completou 25 anos de atuação na América do Sul, trabalhando fortemente em conjunto com as maiores companhias líderes de seus segmentos. Complementamos nosso conhecimento especializado integrado e personalizado com um ecossistema de inovação digital a fim de entregar os melhores resultados, com maior rapidez e durabilidade.

Com o compromisso de investir mais de US$ 1 bilhão em serviços pro bono em dez anos, usamos nosso talento, conhecimento especializado e percepção em prol de organizações que enfrentam atualmente os desafios urgentes relacionados ao desenvolvimento socioeconômico, meio ambiente, equidade racial e justiça social.

Desde nossa fundação em 1973, medimos nosso sucesso pelo de nossos clientes e temos o orgulho de manter o mais alto nível de satisfação em nossa indústria. Saiba mais em www.bain.com.br e em nosso LinkedIn Bain & Company Brasil