Article

Agreement is Latin America´s response to the airline industry consolidation trend

Agreement is Latin America´s response to the airline industry consolidation trend

Vivemos um momento de consolidação mundial da indústria de aviação comercial. Recentemente,...

  • Tempo di lettura min.

Article

Agreement is Latin America´s response to the airline industry consolidation trend
en

Vivemos um momento de consolidação mundial da indústria de aviação comercial. Recentemente, ocorreram várias uniões e formações de grandes grupos, como Delta e Northwest, Continental e United, nos Estados Unidos; Iberia e British Air France e KLM na Europa. A formação da Latam por meio do acordo entre TAM e LAN é a resposta da América Latina a essa realidade.

Em efeito, com a Latam se cria uma multinacional do Cone Sul com escala e escopo para competir em igualdade com os grandes grupos da América do Norte e da Europa.
Como a sobreposição das malhas das empresas é muito pequena, o valor principal dessa aliança é no crescimento. Acreditamos que, com essa combinação, a TAM poderá abrir novas rotas que, sozinha, não seriam viáveis. Por exemplo, com passageiros da LAN vindos do Chile, Peru e Equador a TAM provavelmente poderá abrir novos destinos na Europa ou mesmo África.

A baixa sobreposição das malhas fará com que a redução de custos não venha de cortes de pessoal, mas aumento de escala em compras e otimização operacional. A maior oferta e integração levará a mais cidades atendidas e a mais voos, e poderá levar a mais vagas de trabalho para tripulantes, mecânicos e pessoal de aeroporto.

O fato que essas empresas tenham seu "core market" na América Latina garante o compromisso com a região. Ou seja, não corremos o risco de que essas empresas transfiram as aeronaves para outros continentes, em momentos de crise. Não haverá redução de concorrência no mercado doméstico, uma vez que a LAN não opera no Brasil e as empresas já têm acordo de codeshare na rota de Santiago. Em suma, uma aliança positiva para a aviação no Brasil e na América Latina, uma das regiões com maior crescimento do setor.

Esperamos agora mudanças nos aeroportos, que é o grande problema do setor.

ANDRÉ CASTELLINI É SÓCIO DA CONSULTORIA BAIN & COMPANY

Tags

Vuoi continuare la conversazione?

Aiutiamo i leader globali e le loro aziende ad affrontare problemi e a cogliere le opportunità. Sosteniamo cambiamenti e otteniamo risultati duraturi.