We have limited Portuguese content available. View Portuguese content.

Consumidor brasileiro é o mais preocupado com o clima em todo o mundo, aponta Bain

78% dos brasileiros estão mais preocupados com as mudanças climáticas do que há dois anos (acima da média global, de 61%)

• setembro 24, 2024

Brasil, setembro de 2024 - A mais nova pesquisa sobre sustentabilidade da consultoria estratégica Bain & Company revela que os consumidores do nosso país são os mais preocupados com as mudanças climáticas em todo o mundo. De acordo com o levantamento, que ouviu 19 mil pessoas em 10 países, 78% dos brasileiros estão mais preocupados com o tema do que há dois anos.

O resultado fica acima da média global de 60% e ganha também de países da América do Norte, Europa e Ásia. A preocupação chega perto com a que  têm com o custo de vida, apontada por 80% dos brasileiros.

Os brasileiros também estão no topo dos que consideram ser importante ter um estilo de vida mais sustentável, com 90% de concordância com a afirmação, empatados com os consumidores da Indonésia. O resultado chega a ficar quase 40 pontos percentuais acima do que pensam consumidores de países como Estados Unidos, Holanda e Alemanha, por exemplo.

Os principais hábitos adotados por razões ambientais incluem reciclagem, carregar uma garrafa de água reutilizável e limitar a compra de produtos descartáveis.

“Os brasileiros querem viver de forma sustentável e acreditam que suas ações pessoais fazem a diferença. No entanto, têm dificuldade em descobrir como colocar isso em prática e procuram marcas e varejistas para ajudá-los. Isso abre oportunidades para empresas que podem apoiar a busca contínua dos consumidores por um estilo de vida sustentável”, explica Daniela Carbinato, sócia da Bain, líder da prática de ESG para a América do Sul e membro das práticas de Bens de Consumo e Varejo.

Mais disposição em gastar com produtos sustentáveis

A pesquisa da Bain descobriu também que 85% dos consumidores afirmaram terem começado a comprar de forma sustentável há menos de cinco anos. Apesar de ser um hábito razoavelmente novo, há uma disposição em ampliar o investimento nesse tipo de produto: aproximadamente 62% das pessoas esperam gastar mais em produtos sustentáveis.

No Brasil, os atributos mais buscados pelos consumidores em produtos sustentáveis são “naturais”, para todas as categorias, e “orgânicos”, especialmente para produtos alimentícios.

“Para comprar de forma sustentável, os consumidores são motivados pela experiência pessoal com o impacto de questões ambientais Levam em consideração também a  disponibilidade e a influência da cobertura jornalística ou da indústria de entretenimento”, avalia Daniela.

Por outro lado, mostra o levantamento, o preço é o principal desafio para comprar de forma sustentável, seguido pela falta de informação e a oferta de produtos não totalmente sustentáveis.

Preocupações com embalagens

As escolhas de embalagens são fundamentais para os brasileiros, com 76% dizendo que o impacto ambiental delas é importante ou muito importante - contra uma média global de 60%. Papel e vidro são os principais materiais preferidos pela facilidade de reciclagem e por serem considerados ambientalmente sustentáveis.