Press release

Pesquisa da Bain & Company revela que corte emergencial de custos é ineficaz

Pesquisa da Bain & Company revela que corte emergencial de custos é ineficaz

Pesquisa da Bain & Company revela que corte emergencial de custos é ineficaz

  • 2012年9月13日
  • min read

Press release

Pesquisa da Bain & Company revela que corte emergencial de custos é ineficaz

Pesquisa da Bain & Company revela que corte emergencial de custos é ineficaz
Durante a crise financeira de 2008, 60% das empresas que buscavam 20% de economia falharam

09/13/2012

Dentre as várias maneiras pelas quais as empresas podem se diferenciar— tais como estratégia, marca, posição de mercado e liderança em tecnologia — mais de 40% dos líderes setoriais consideram o custo como sua maior vantagem competitiva. Não causa surpresa que a maioria das organizações tente economizar constantemente. Mas um estudo recém-concluído pela Bain & Company, empresa global de consultoria estratégica, mostra que optar pelo corte de custos pouco planejado ou emergencial é ineficaz. "As ações mais óbvias, como demitir funcionários, não se sustentam no longo prazo. Quando a economia virar, a empresa vai pagar mais caro para contratar ou vai ficar para trás por não ter gente suficiente para crescer", afirma Alfredo Pinto, sócio da Bain e um dos autores do estudo.

A pesquisa, desenvolvida com cerca de 300 empresas para avaliar sua performance nos anos de 2008 e 2009, revela a magnitude do problema. Muitas corporações reagiram à crise financeira com várias iniciativas para redução de custos. Entretanto, analisando esses esforços, 40% dos consultados afirmaram que não foram bem-sucedidos em seus objetivos. E, dentre os que buscavam uma redução de custos de 20% ou mais, quase 60% afirmaram que não alcançaram tal resultado.

Ainda assim, algumas empresas conseguiram não apenas diminuir seus custos de forma significativa, mas também manter essas reduções. Mais de 20% delas mantiveram ou aumentaram o seu EBIT (lucros antes de juros e impostos), apesar de uma queda de 10% ou mais no faturamento. “Uma conquista extraordinária. As empresas que reduziram custos e conseguiram mantê-los usam uma abordagem bem diferente das demais. Nós chamamos essa abordagem de transformação de custos sustentável”, esclarece Alfredo.

A Bain concluiu que geralmente as corporações que conseguem realizar essa transformação percorrem um caminho comum com quatro elementos-chave: elas definem objetivos com base em dados de mercado externos, e não em referências internas; adequam seus esforços de redução de custos à sua estratégia; utilizam métricas corretas; e focam na organização como um todo, considerando suas interfaces, e não apenas nas partes individuais que a compõem.

Para ter acesso à íntegra da pesquisa, por favor, entre em contato pelo e-mail priscila.pagliuso@agenciaideal.com.br.

ベイン・アンド・カンパニーについて

ベイン・アンド・カンパニーは、未来を切り開き、変革を起こそうとしている世界のビジネス・リーダーを支援しているコンサルティングファームです。1973年の創設以来、クライアントの成功をベインの成功指標とし、世界40か国65都市にネットワークを展開しています。クライアントが厳しい競争環境の中でも成長し続け、クライアントと共通の目標に向かって「結果」を出せるように支援しています。私たちは持続可能で優れた結果をより早く提供するために、様々な業界や経営テーマにおける知識を統合し、外部の厳選されたデジタル企業等とも提携しながらクライアントごとにカスタマイズしたコンサルティング活動を行っています。また、教育、人種問題、社会正義、経済発展、環境などの世界が抱える緊急課題に取り組んでいる非営利団体に対し、プロボノコンサルティングサービスを提供することで社会に貢献しています。

商号  : ベイン・アンド・カンパニー・ジャパン・インコーポレイテッド
所在地 : 東京都港区赤坂9-7-1 ミッドタウン・タワー37階
URL   : https://www.bain.co.jp